![]() |
Jogo de Búzios (Pai Marlloon) |
O Jogo de Búzios ou "merindilogum" é praticado pelos africanos, afro-ameríndios e afro-brasileiros, e dentro da Umbanda, é conhecido a modalidade chamada "Jogo de Rua", que pode ser praticado por homens e mulheres, desde de que, estes possuam a missão, estudos e os dons mediúnicos de clariaudiência, vidência e efeitos físicos.
O jogo que eu, Pai Marlloon pratico, é o chamado "Jogo de Rua" e é um oraculo exclusivamente informativo, de avisos e advertências, que se estende por mais ou menos seis meses e abrange passado, presente e futuro do consulente. É um oráculo estritamente para a vida individual e os problemas do dia-a-dia. Algumas vezes, alcança espontaneamente a parentela, companheiros de trabalho ou de pessoas que atravessam a vida do consulente como patrões, namorados, noivos, concorrentes e inimigos declarado ou não.
Os avisos são ditados por alguém que esta no plano espiritual, um espirito em posição adequada com bastante percuciência para investigar, ver, ouvir e sentir o que se passa na vida do encarnado que procura pela leitura. No jogo de búzios, o Exu é esses parceiros espirituais que fica com a tarefa de transmitir ao jogador encarnado as informações obtidas. Possuem eles, além da prática habitual, bastante jogo de cintura para colher informações, dialogar firmemente com os companheiros espirituais, protetores, guias e obsessores que se apegam ao consulente por diversos motivos.
O Exu é um alcoviteiro por excelência, fica sabendo do que já aconteceu e do que vai ou poderá acontecer na vida do consulente encarnado que quase sempre esta atormentado pelas dúvidas, incertezas, suspeitas ou desconfianças de terceiros em sua vida. Não são poucos os casos, em que Exu flagra obsessores impiedosos que assediam a vítima imprudente.
Portanto, o jogo de búzios é um instrumento de intercambio espiritual entre o plano físico e astral, que quando bem utilizado pelo Olhador de Búzios, através da mediunidade, realiza verdadeiro trabalho consolador.